Bolsas para Cursos Técnicos são oferecidas pelo Cebetec, no Maranhão
Inscrições para quem fez o Enem 2013

Bolsas para Cursos Técnicos são oferecidas pelo Cebetec, no Maranhão

Inscrições para quem fez o Enem 2013

A Universidade Ceuma, por meio do Centro Brasileiro de Ensino Técnico (Cebetec), em parceria com Ministério da Educação (MEC), está possibilitando ingresso diferenciado para os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições estão sendo feitas somente pelo site do Sisutec.

Na primeira etapa do Pronatec, que terá período de inscrições de 17 a 21 de março, será para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. Lembramos que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos. Já a segunda etapa, que será realizada em abril, estará aberta para candidatos que não tenham feito Enem de 2013, ou qualquer Enem.

A seleção dos candidatos será feira por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e particulares de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. Ao final da etapa de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando, desta forma, a ocupação da vaga.

Poderão concorrer a uma das vagas, universitários, trabalhadores, desempregados, pessoas incluídas no programa Bolsa Família, aposentados e as pessoas com deficiência.

Todos os cursos do Pronatec são gratuitos. O estudante receberá material didático, ajuda para transporte, além de suporte para inserção no mercado de trabalho.

(fonte: idifusora.com)

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta