Blog da Sílvia Tereza: “O Ibope sempre erra no Maranhão…”

Blog da Sílvia Tereza: “O Ibope sempre erra no Maranhão…”

Eleições de 2012 para prefeito de São Luís – Ibope dava vitória de Castelo no primeiro turno e Edivaldo Holanda Jr foi quem venceu com 36%, dez pontos a mais do que o apontado pelo instituto.

DO BLOG DA SÍLVIA TERESA

O Ibope, instituto normalmente contratado pelo grupo Sarney, em perí

A história de sempre: quem larga na frente é o ibope, não os candidatos do clã…

odos de disputa eleitoral, tem um histórico de erros gritantes em eleições no Maranhão e, dificilmente, acerta ou se aproxima da realidade. Exemplo disso foram as eleições de 2012, quando o instituto fechou a última pesquisa, apontando vitória do ex-prefeito de São Luís, João Castelo, no primeiro turno.

Neste caso de 2012, os institutos que acertaram foram os locais, com destaque para o DataM que apontou  a margem de 36% para Edivaldo Holanda Jr (PTC) e vitória do atual prefeito sobre Castelo, logo no primeiro turno. Na época, o Ibope disse que o petecista teria 26%, no primeiro turno, quando ficou, na verdade, com dez pontos a mais do que o apontado pelo instituto.

Outro bom exemplo de erro grotesco do Ibope, no Maranhão, foi nas eleições de 2006. O Ibope dizia que a então candidata Roseana Sarney venceria no primeiro turno folgadamente, quando o pedetista Jackson Lago, já falecido, foi para o segundo turno e venceu a disputa.

Números vazaram antes da Mirante divulgar oficialmente

Outro fato curioso é que o Ibope, contratado pela TV Mirante, canal  de comunicação do grupo Sarney, realizou a pesquisa para soltar no sábado (06), mas antes da contratante divulgar o resultado, vários emissores do clã já tinham os números na ponta da língua, ao exemplo de um dos coordenadores da campanha do candidato Lobão Filho (PMDB), o ex-deputado Joaquim Haickel.

O instituto diz que o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino (PCdoB), tem 42% contra 30% do candidato sarneysista, Lobão Filho (PMDB). Não só no meio político do grupo Sarney, mas também nos bastidores da mídia sarneysista, os números já rolavam antes mesmo da contratada divulgar o resultado.

Portanto, é bom que se guarde os prints dessas pesquisas do Ibope e dos outros institutos para que se faça uma avaliação dos números, quando for conhecido o resultado das eleições nas urnas. Essa é uma boa forma de se medir a credibilidade dessas empresas. Fique atento!

– See more at: http://silviatereza.com.br/tag/erros-do-ibope-no-maranhao/#sthash.BcbV6eti.dpuf

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta