A experiência de fazer as atividades do dia a dia em cima de uma bicicleta tem se tornado cada vez mais verde. Além de todas as vantagens para a mobilidade urbana e os benefícios para a saúde de quem pedala, as “magrelas” já representam uma diminuição considerável na emissão de CO2 na atmosfera e por isso, pode ser uma das soluções para a redução do aquecimento global.
Um novo conceito de design foi recentemente apresentado ao público e promete transformar uma simples pedalada pela cidade em uma atividade de despoluição. Desenvolvida pela Bangkok Lightfog Criative e Design Company, a Photosynthesis Bike é composta por um quadro de alumínio que guarda em seu interior um sistema que simula uma fotossíntese mecânica, onde ocorre uma reação entre água e a energia gerada pelas pedaladas a fim de produzir um ar mais puro para o ciclista através de um filtro instalado próximo ao guidão.
A ideia ainda é um protótipo e está em fase de desenvolvimento, o que não impediu que seu design já fosse premiado no concurso Red Dot. Para suas próximas versões, o projeto já conta com ideias para a instalação de equipamentos de conversão de energia solar e o uso de baterias para manter a bike despoluindo mesmo estando parada. Embora muitos detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados, a promessa é de que a nova bike irá mudar o conceito de transporte nas cidades.
By Arquitetura Sustentável / in Categorias, Cidade Sustentável / 11/12/2013
Veja as imagens e deixe seu curtir!