
Boa parte da audiência de hoje pela manhã, obtida pelo programa “Balanço Geral”, da TV Cidade, deveu-se à comunidade de diretores, professores e administrativos das dezenas de escolas comunitárias de São Luís. O motivo é simples: eles sabiam que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior seria entrevistado e, talvez, anunciasse a solução para o atraso de oito meses no repasse dos recursos de manutenção das escolas comunitárias – braço auxiliar importante no ensino fundamental de São Luís.
Edivaldo Júnior declarou, durante a entrevista, que “a educação é uma das principais prioridades e uma das áreas que mais receberão investimentos durante a execução do programa “Avança, São Luís”, lançado ontem. Mas não lembrou e também não foi lembrado de falar sobre o assunto escolas comunitárias. Se fosse, talvez tivesse anotado a necessidade de cobrar uma solução da parte do secretário de Educação, Alan Kardec, que teima em prolongar o sofrimento de professores, alunos e pais envolvidos com as comunitárias.
“Queremos garantir cidadãos conscientes e felizes com a educação que iremos oferecer”, disse o prefeito. Por essa declaração, os gestores das escolas comunitárias ficaram esperançosos, só pelo fato de o prefeito ter dito que a Educação é prioridade em seu governo.
Esse Alan Cardek não gosta de escola comunitária, porque ele se acha o bam-bam-bam da Educação.