Agora é lei! Deficientes físicos terão caixas eletrônicos exclusivos em bancos do MA
Eduardo Braide, autor da lei que beneficia os deficientes físicos

Agora é lei! Deficientes físicos terão caixas eletrônicos exclusivos em bancos do MA

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira, 03, projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN), que dispõe sobre a instalação de caixas eletrônicos adaptados para o uso por pessoas com algum tipo de deficiência. Agora a matéria segue para sanção do governo do Estado.

Ao comentar sobre a aprovação do projeto, Eduardo Braide afirmou que nos bancos – públicos e privados – há poucos caixas eletrônicos adaptados para pessoas com deficiência, por esse motivo é que solicitou que, de acordo com a quantidade de caixas existentes, esses locais disponibilizem um percentual de caixas para que as pessoas com deficiências possam utilizar sem precisar da ajuda de terceiros.

Eduardo Braide, autor da lei que beneficia os deficientes físicos

“Todos os bancos – públicos e privados – instalados no Maranhão, terão a obrigação de pegar um percentual dos caixas eletrônicos e adaptar para que as pessoas com deficiência possam utilizá-los sem a ajuda de outras pessoas”, afirmou Eduardo Braide.

O deputado destacou ainda que no interior do Estado a dificuldade para as pessoas com deficiência realizarem um simples saque ou pagamento é mais difícil que em São Luís, mas com esta lei, os bancos serão obrigados a instalar os caixas sob pena de sofrerem multas.  “Com esta lei, a gente quer dar dignidade à pessoa com deficiência para que o caixa seja utilizado diretamente”.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta