Abelhudos em festa! Falha de segurança permite acesso às conversas no WhatsApp

Abelhudos em festa! Falha de segurança permite acesso às conversas no WhatsApp

SÃO PAULO – Usuários do WhatsApp no sistema Android podem estar com a privacidade de suas conversas comprometida por causa de uma falha de segurança do aplicativo. É o que diz um consultor de segurança digital que publicou em um fórum de hackers detalhes de uma falha e um tutorial sobre como roubar conversas no aplicativo.

Segundo Bas Bosschert, diretor técnico da empresa holandesa Double Think, o problema permitiria a outros aplicativos acessar livremente o histórico de mensagens dos usuários do sistema operacional Android. Isso aconteceria porque a base de dados do WhatsApp é salva em um cartão SD, que pode ser lida por qualquer aplicativo para Android se o usuário autorizar o acesso do aplicativo ao cartão. Como a maioria das pessoas dão todo tipo de permissão a um aplicativo, ficam com seu histórico de conversas vulnerável.

Embora o WhatsApp use sistema de encriptação, o especialista diz que o acesso ao teor das mensagens é fácil de ser obtido por meio de um aplicativo que tenha o objetivo de fazer o backup das conversas. Como o WhatsApp usaria a mesma criptografia em todos os casos, quando o mais seguro seria criar novas chaves de encriptação para cada usuário, hackers conseguiriam acesso às conversas com mais facilidade.

O WhatsApp ainda não se manifestou sobre a possível falha. Procurada pelo Link, a empresa ainda não deu uma resposta.

Estas informações são do jornal O Estado de São Paulo

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta