A 25 dias da eleição, nova pesquisa Data M amplia vantagem de Dino e lhe garante vitória no primeiro turno
Flávio Dino amplia vantagem sobre Lobão Filho, segundo o Data M

A 25 dias da eleição, nova pesquisa Data M amplia vantagem de Dino e lhe garante vitória no primeiro turno

Pela  nova pesquisa do Instituto Data M, contratada pelo Jornal ATOS & FATOS  e divulgada nesta quarta-feira (10), o candidato da oposição mantém larga vantagem e venceria no primeiro turno o seu oponente Lobão Filho, se a eleição fosse hoje.

A 25 dias da eleição de 5 e outubro,, o candidato oposicionista ao governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) amplia a vantagem em relação a pesquisa anterior do Instituto Data M e vai a 58,2% das intenções de voto. Em segundo lugar, Lobão Filho(PMDB), candidato do grupo Sarney, aparece com 24,6%. Zé Luís Lago (PPL) tem 0,5%; Professor Josivaldo (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Antonio Pedrosa (PSol), 0,3% cada. Brancos somam 6,2% e 9,5% não souberam ou não quiseram responder. O resultado revela uma cristalização dos votos e aponta para uma vitória de Dino no primeiro turno.

Já na disputa pela vaga de senador,  Roberto Rocha (PSB) continua liderando com 30,1%, seguido por Gastão Vieira(PMDB) com 24,3%. Haroldo Sabóia (PSol) tem 2,7%; Marcos Silva, 2,2%; Evan Andrade, 1,1%; Gersão 0,6%. Brancos e nulos somam 11,3% e 27,7% não quiseram responder.

Espontânea – Quando o entrevistador consulta o eleitor sem apresentar lista com nomes dos candidatos, Flávio Dino aparece com 47,8%. Em pesquisa do mesmo Instituto realizada no final de agosto esse índice era de 41,8%. Lobão Filho também evoluiu na intenção espontânea, saltando de 14,9% para 18,1%.

Rejeição – O eleitor também manifestou opinião sobre em qual candidato não votaria de jeito nenhum. Lobão Filho lidera a rejeição com 45,1%. Já 15,3% disseram que não votariam em Flávio Dino.

Flávio Dino amplia vantagem sobre Lobão Filho,segundo o Data M.

O relatório analítico do Instituto DataM aponta que “a vitória de Flávio Dino está se tornando inevitável a menos que um fato novo e muito forte possa alterar o curso dos acontecimentos”. Lembra que “não há nenhum sinal de queda nas intenções de votos, mantendo o patamar médio que sustenta há mais de ano. Não há nada indicando uma reversão no amplo favoritismo de Flávio Dino”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro, ouvindo 1500 eleitores em 50 municípios do Maranhão e está registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo  MA-00044/2014 .A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta