Parque do Itapiracó: um novo olhar humano para a cidade de São Luís

Parque do Itapiracó: um novo olhar humano para a cidade de São Luís

Numa cidade em que o verde está desaparecendo com uma velocidade espantosa, os rios morreram ou se transformam  em esgotos à céu aberto e carece de espaços públicos de convivência e lazer, merece toda a consideração a inauguração, agora no final de julho, de  uma série de melhorias e equipamentos pelo governador Flávio Dino e o secretário estadual de  Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coêlho,  no que denominaram Complexo Ambiental da APA do Itapiracó, em São Luís do Maranhão.
Pelo menos parou a indignação de quantos circundavam a APA ou dela já faziam uso para as suas atividades físicas ou de lazer. “Essa é a nossa concepção de valorização dos espaços públicos, democráticos, gratuitos compreendendo que uma cidade mais humana é um direito”, disse Flávio Dino na oportunidade, definindo a amplitude do que é hoje uma área   totalmente revitalizada pelo Governo do Estado e beneficiada com a inclusão de equipamentos de lazer,  espaços de entretenimento e cultura e recuperação de áreas verdes.
Para o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, o que foi feito com a  APA do Itapiracó constitui-se “num marco na história do Maranhão, por ter se transformado  no maior centro de lazer do Estado e a primeira de muitas outros que o Governo entregará por todo o Maranhão, a exemplo dos que estão em construção nas cidades de Balsas e Codó”:
– “Estamos implantando um modelo de preservação sustentável. Vamos ‘refuncionalizar’ essas áreas já ocupadas com equipamentos urbanos de qualidade e voltados para o uso sustentável de suas dependências pela comunidade”.
Com investimentos de R$ 14 milhões, a APA do Itapiracó ganhou três praças – Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família, – com campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei. Circundam a reserva outras 13 praças de menor porte que levam para trilhas ecológicas e pista de cooper, somando mais de 10 km de áreas para caminhada. Pelos caminhos, é possível chegar às três praças maiores e cruzar a Chácara Itapiracó, Comunidade Canudos e Terra Livre.
A APA conta ainda com calçadão para comodidade do público, três estacionamentos com capacidade para 250 veículos e segurança 24 horas, com a instalação de um Batalhão da Polícia Ambiental. A reserva faz parte da Unidade de Conservação (UC) Estadual de Uso Sustentável e foi criada por meio do Decreto Estadual n° 15.618 de 23 de junho de 1997. São 322 hectares  circundados por diversos bairros, como Ipem Turu, Parque Vitória, Solar dos Lusitanos, Cohab, Cohatrac, entre outros.
 
Parque do Rangedor
Durante a inauguração da APA do Itapiracó, o governador Flávio Dino anunciou que o Governo do Estado já está se preparando para transformar o Parque do Rangedor em outro grande espaço de lazer e esportes do Maranhão. “Nós pretendemos que outros espaços como este surjam em São Luís. A próxima etapa é o início das obras do Parque do Rangedor. De modo que nós tenhamos, ao fim do nosso Governo, além da recuperação plena das nossas praias, também esses espaços integrados à vida urbana de São Luís,  para que as pessoas vivam melhor”, completou.
De pronto, o secretário Marcelo Coêlho explicou que, no cronograma das obras  do Parque do Rangedor,  a licitação  já está em andamento.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta