Nem bem o ano começou e foi iniciada a série fatídica na Penitenciária de Pedrinhas, onde um detento de 35 anos foi morto na madrugada de hoje (2), no Centro de Triagem do Complexo, em São Luís. O preso foi estrangulado na cela 9 da unidade.
A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informou que a vítima havia sido presa no dia 31 de dezembro.

Vale lembrar que na revista realizada pela Polícia Militar do Maranhão, quarta-feira (1), mais de 300 armas brancas foram encontradas (facas e chuços), além de 32 celulares, bebida alcoólica e drogas, tudo no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil. A PM encontrou também listas de tráfico interno na Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas e no Presídio São Luís 2.
Esse foi o resultado da entrega do trabalho de revista a coronéis da PMMA, como uma das medidas saneadoras anunciadas pelo Governo do Estado, diante da pressão do Ministério Público Federal (MPR) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que se resolva a crise aguda no sistema penitenciário do Maranhão, que já incomoda organismos internacionais de defesa dos direitos humanos, como a OEA.