Blog do Machado

contato@blogdomachado.com.br

20 de maio de 2014 - 11:12:41

21 comentários

Guru da família Sarney, Bita do Barão diz não gostar de política

O mais famoso macumbeiro do Maranhão diz que política não é o seu forte

Famoso pela relação próxima com políticos, pai-de-santo Bita do Barão, que atua em Codó, no Maranhão, é amigo de José Sarney e diz ser ligado à “maioria” dos atuais governadores

DO IG

Quem anda pelas ruas da cidade de Codó, distante 292 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís, encontra algumas lojas especializadas em produtos esotéricos. Dificilmente, entretanto, irá perceber que em uma delas atende o pai-de-santo mais famoso entre empresários e políticos: Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, com idade estimada entre 90 e 105 anos de vida – até hoje, nem ele revela, nem se sabe ao certo quantos anos de fato tem.
Bita é conhecido nacionalmente por sua proximidade com políticos influentes, como o senador José Sarney (PMDB-AP) – de quem se diz próximo desde a adolescência – , ou Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do ex-presidente. Um dos netos de Roseana, por exemplo, é apadrinhado por Bita, assim como uma das netas de Bita tem como madrinha a própria Roseana. “Conheci Sarney quando adolescente, em São Luís. Eu ainda nem sabia o que era a vida adulta”, brinca Bita.

O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL), reza a lenda, também seria próximo ao pai-de-santo, além da “maioria” dos governadores, deputados federais, deputados estaduais, empresários e afins. “Sou amigo de grande parte dos atuais governadores”, revela ao iG, sem citar nomes. O que se diz é que, coincidência ou não, a procura maior pelo umbandista ocorre justamente nos anos eleitoral

Partidário das chamadas “ciências ocultas”, Bita é tido como um sujeito simples e tem relação com o terecô, religião de origem africana costumeiramente associada à região de Codó. Ele atende em um escritório no centro da cidade, próximo ao mercado e em frente a um hotel de sua propriedade, enfeitado com imagens dele com a família Sarney e com dois certificados de santidade, um deles assinado pelo hoje santo João Paulo II e outro por Bento XVI.

Discreto, Bita não revela quem o procura ou o procurou para pedir ajuda espiritual. Dizem que é segredo de Estado, embora os mais próximos afirmem que ele seria o pai-de-santo oficial da família Sarney e de alguns correligionários, como o senador João Alberto (PMDB-MA). Uma das lendas que o cercam diz que, em 1985, os tambores de Codó orquestrados por Bita teriam soado durante sete dias antes do falecimento de Tancredo Neves, possibilitando a posse do hoje senador José Sarney na Presidência. Os dois lados, naturalmente, negam qualquer relação entre os episódios. Mas a proximidade de Bita com a família Sarney lhe rendeu até uma condecoração, em 1988, como comendador da República Federativa do Brasil.

Quem trabalha no terreiro comandado por Bita conta que João Alberto está entre os que prestam uma visita de cortesia ao pai-de-santo semanalmente. E que, somente em 2014, a família Sarney teria tido pelo menos quatro encontros com ele. Um deles, supostamente, teria ocorrido na sede do governo do Estado, o Palácio dos Leões. Outro que já foi visto em dias de festa é o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB).

Este ano, por exemplo, Bita aconselhou Roseana a deixar a política de lado e cuidar um pouco mais da saúde, dos filhos e dos netos. Coincidência ou não, a governadora maranhense, mesmo contra a vontade do pai, não disputará o Senado e pode encerrar a carreira no final do ano. Se bem que Bita não acredita muito nessa tese. “Ela tem a política nas veias”, diz o pai-de-santo, que, apesar dessa relação próxima com políticos, se classifica como um homem avesso ao processo partidário. “Eu não gosto da política. Eu nem sempre saiu (sic) para votar.”

As garrafadas de Bita do Barão, pai de santo preferido de José Sarney

A consulta com Bita do Barão custa R$ 400. Às quartas-feiras, ele presta serviços comunitários e atende pessoas carentes gratuitamente. Gente como a dona de casa Luana Rodrigues Alvarenga, que dizia sofrer de fortes dores no corpo até conhecer Bita do Barão. Ela também procurou o médium João de Deus, que atende na cidade de Abadiânia, a 78 quilômetros do Distrito Federal, antes de se consultar com Bita. Segundo Luana, as dores foram embora apenas após os trabalhos de Bita. “Acho que não era o caso de uma operação espiritual. Por isso o Bita deu mais certo”, relata. Ainda na lista de ações do umbandista, estão situações como a oração pela Seleção Brasileira na Copa de 2002 e milagres concedidos a empresários.

Sua casa de artigos esotéricos vende um pouco de tudo: velas e garrafas com os chamados “banhos” (uma espécie de remédio espiritual) para várias situações na vida, desde melhor a situação financeira até trazer a pessoa amada. Para este último caso, ele indica uma poção infalível: “corre atrás de mim”.

Compartilhe:

    21 Comments Quero comentar!

    • conheci pai bita do barão quando eu ainda era de menor.
      morava na mesma rua onde hoje é a tenda do pai bita.morei na rua do fio. na minha infância. pegava água na mina do pai bita.ela era muito gentil e educado, tinha umas costeleta grande, hoje tenho 63 anos.
      mas tenho muita saudade das festa do pai bita, abraços meu pai…

      Comentário de antonio cruz costa - 5 de julho de 2014 - 12:05

    • gostaria muiitoooooo de conhecer bita do barao um dia eu vou la.

      Comentário de francisca sebastiana neta - 30 de setembro de 2014 - 10:32

    • gostaria muito de um dia se Deus assim me permitir ir até Bita do Barão para tentar resolver algumas situações da minha vida. Quem sabe esse dia não esteja mais próximo do que eu imagine. Do pouco que eu conhece sobre o Bita, ele é uma pessoas muito generosa e procura sempre ajudar e aconselhar os que precisam de seus conselhos e de suas orações.
      Que Deus ilumine esse grande homem que está na terra para propagar o bem a quem precisa.

      Comentário de Cintia - 3 de janeiro de 2015 - 13:26

    • Ja morei nesta linda cidade. Conheço bitar em pessoa. Gente boa coração grande

      Comentário de Pedro Cabral de carvalho - 24 de janeiro de 2015 - 22:18

    • Deus tenha misericórdia, Deus, somente Deus poderá resolver seus problemas, mas pra isso é necessário que coloquem suas vidas diante Dle, e confie…. Homem nenhum é maior que Deus, e o único intermédio entre o homem e Deus, não é outro homem, mas JESUS CRISTO!!!! não façam escolhas secundárias, não busquem o caminho mais fácil!!! Deus tem o melhor pra Voçe!

      Comentário de Emanuel - 25 de fevereiro de 2015 - 21:03

    • em breve espero nos encontrarmos

      Comentário de luiz henrique - 19 de março de 2015 - 23:33

    • Ouvi dizer que o Pai Bita do Barão atende as quartas-feiras gratuitamente,segue está informação. To com alguns problemas e meu maior sonho seria falar com ele. Sou do Estado de Goias. Como eu queria que ele me atendesse,existe essa possibilidade? Aguardo retorno. Obrigado desde já.

      Comentário de Luiz Antonio Magalhães Gonçalves - 20 de março de 2015 - 21:28

    • Não passa de macumbeiro meia digela, tá repreendido em nome do Senhor JESUS CRISTO pelo poder do ESPÍRITO SANTO AMÉM!

      Comentário de taynara - 7 de junho de 2015 - 14:33

    • comecei procurar cura para a minha mãe,pois não mais onde procurar encontrei esse depoimento sobre o pai bita.ele pode ajuda a encontrar a cura para minha mãe

      Comentário de carmem lucia - 25 de junho de 2015 - 19:07

    • ta repreendido em nome do senhor Jesus. ele e macumbeiro gente busque Deus a biblia fala para agente não frequentar esse tipo de gente. o pai da mentira e o dhabo

      Comentário de leo - 18 de julho de 2015 - 17:40

    • por favor sai dele povo Deus não gosta.

      Comentário de leo - 18 de julho de 2015 - 17:41

    • Eu comecei a sentir que havia alguma coisa errada desde o começo de 2010. Comecei a sentir que minha mãe iria desencarnar, mais alguma coisa me dizia que não era por vontade de Deus, pois quando e por vontade de Deus, temos que respeitar e aceitar, mesmo que doa. Então eu sentindo que não era vontade de Deus, comecei a ir atrás de ajuda de alguém, que pudesse tirar aquilo da minha mãe. Em cada pessoa que nós íamos, era um tanto bom de dinheiro, e esperança de que se resolvesse, e nada acontecia, rodei o estado do Tocantins inteiro, e nada nem ninguém que resolvesse. Um dia sai de Palmas-to, como se diz o ditado popular. Com a cara e a coragem. Eu, minha mãe, nossa cachorrinha laila, e uma amiga nossa. Fomos para Codó-Ma, em busca de conhecer Mestre Bita do Barão. Saimos terça-feira e só chegamos no Codó, quarta cinco horas da tarde. Ele ainda estava atendendo, pois era o dia da caridade, e tinha muita gente Explicamos o caso para o secretário dele, e ele conseguiu que fossemos atendidas. Minha mãe consultou, mandaram me chamar dentro do consultório, minha mãe estava chorando e dizendo que não tinha jeito, pois era muito caro, e nós não tinhamos condição de pagar. Eu perguntei o valor, ela disse. Daí eu comecei a perguntar para Mestre Bita se ele iria ter coragem de deixar que minha mãe morresse, por causa de dinheiro? Ele disse, calma. Eu não disse que não vou fazer. Eu disse que se eu fosse cobrar, seria esse valor. E disse que iria fazer. Ele fez no dia seguinte, de graça Graças A Deus, e nunca mais tivemos problemas. A pessoa que tentou fazer essa maldade contra minha mãe, para me atingir. Fez contando com a missa de sétimo dia de minha mãe. Mas Deus e maravilhoso, nos ajudou e colocou uma pessoa abençoada, como Mestre Bita do Barão. Hoje ele e meu Pai de Santo com o maior orgulho e amor! Obrigada Deus e muito obrigada Mestre Bita

      Comentário de Katja Marinho - 3 de agosto de 2015 - 18:53

    • Preciso m consultar mas sou d família muito pobre o q faço. Por favor

      Comentário de Schleide - 18 de agosto de 2015 - 11:25

    • Vá à Secretaria de Saúde do Estado ou ao Hospital Geral…

      Comentário de José Machado - 18 de agosto de 2015 - 15:10

    • SOU NATURAL DE SÃO LUIS-MA, NASCI NO ANTIGO SÃO LUIS NA
      RUA JOAQUIM TÁVORA. ESTOU EM BRASILIA 45 ANOS, MUITOS
      MARANHENSES, ONDE PASSEI A CONHECER CODO DE NOME E
      ILUSTRE “BITA DO BARÃO” O QUE TEM ME AJUDADO MUITO
      DESEJARIA DE UM DIA PODER CONHECER,POIS TENHO CÃNCER
      NAO SEI SE UM DIA POSSO CONHECER.TINHA VONTADE DE PEDIR
      A SUA BENÇÃO, MAS NÃO TENHO SEU TELEFONE.é POSSIVEL.
      ATENCIOSAMENTE.MARIINHA(ASSIM QUE SOU CONHECIDA POR
      MINHAS AMIGAS.ALGUMAS QUE AINDA MORAM AI.

      Comentário de maria do espirito santo ferreira - 21 de setembro de 2015 - 19:00

    • Rua Rui Barbosa , 0209 Centro – Codó-Maranhão – TELEFONE: 99 3661-1584. NO FACEBOOK, PROCURAR “TENDA MESTRE BITA DO BARÃO”

      Comentário de José Machado - 5 de outubro de 2015 - 22:44

    • Sou do Rio pode me dar o telefone ou email do mestre Bita?

      Comentário de cleidy - 20 de abril de 2016 - 19:05

    • Vou investigar e lhe respondo…

      Comentário de José Machado - 2 de maio de 2016 - 12:52

    • Consulte este blog e, talvez, consiga suas respostas: http://www.blogdoacelio.com.br/01/?s=Bita+do+Bar%C3%A3o&x=6&y=7

      Comentário de José Machado - 2 de maio de 2016 - 21:00

    • Acesse http://www.blogdoacelio.com.br/01/?s=Bita+do+Bar%C3%A3o&x=6&y=7

      Comentário de José Machado - 2 de maio de 2016 - 21:02

    • Ola, boa tarde,eu preciso conhece-ló,sei que é um homem muito ocupado,mas conceda me um pouco do seu tempo,por favor já recorri a muitos pra me ajudar só consigo ser enganada por charlatôes,moro em Porto Velho Ro,(69)3226-6482.

      Comentário de ELIANA CASTRO DA CUNHA - 2 de maio de 2016 - 14:51

    Leave a comment





    
    
    ©2012 José Machado - Web Design MP Marketing e Promoção